Foto: Prefeitura de Santiago (divulgação)
A Praça Moisés Viana, em Santiago, será transformada em um grande altar neste sábado, a partir das 16h, para receber 40 casais que oficializarão a união perante o Cartório de Registro Civil. Será o terceiro casamento coletivo realizado na Terra dos Poetas nos últimos anos.
Embora sem cerimônia religiosa, o casamento coletivo terá um brinde especial aos "novos casados". A festa, em praça pública, deverá seguir até 19h, reunindo, além dos apaixonados, amigos e familiares, e, em alguns casos, filhos de noivos.
A inciativa partiu da Secretaria de Desenvolvimento Social para oportunizar a união oficial de pessoas com poucas condições financeiras de arcar com as taxas cobradas - algo em torno de R$ 400, segundo estimativa da secretária Denise Cardoso.
Carnaval de Cruz Alta começa nesta sexta-feira
Para bancar o casamento coletivo, a secretária foi atrás de apoios e conseguiu mais de 30 parceiros, entre empresas e profissionais liberais, de salões de beleza e barbearias a fotógrafos e cantores. Os preparativos incluíram uma foto especial feita por drone em que os casais aparecem com o prefeito da cidade.
- A expectativa é enorme e a produção vai ser muito bonita - diz a secretária, afirmando que será o maior casamento coletivo do Rio Grande do Sul.
CASAMENTO COLETIVO
- 40 casais que já vivem juntos como marido e mulher vão oficializar a união civil perante o cartório
- O casamento coletivo está marcado para iniciar às 16h, na Praça Moisés Viana
- O evento deverá se estender até as 19h, mas não haverá culto religioso, apenas um brinde coletivo aos noivos
- A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santiago com o apoio de mais de 30 empresas e profissionais liberais do município